Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Domingo, 13 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Via Sacra reúne fiéis no Centro Histórico neste sábado; Igreja celebra Domingo de Ramos

Cidade

Via Sacra reúne fiéis no Centro Histórico neste sábado; Igreja celebra Domingo de Ramos

Os católicos irão percorrer 14 estações, recordando os passos de Jesus no caminho até o Calvário.

Via Sacra reúne fiéis no Centro Histórico neste sábado; Igreja celebra Domingo de Ramos

Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador

Por: Metro1 no dia 12 de abril de 2025 às 13:01

Atualizado: no dia 12 de abril de 2025 às 13:33

Dezenas de fiéis se reunirão no Centro Histórico de Salvador, neste sábado (12), para a Via Sacra - evento no qual os católicos irão percorrer 14 estações, recordando os passos de Jesus no caminho até o Calvário.

De acordo com a Arquidiocese de Salvador, a celebração terá início às 16h, na Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, no Largo do Terreiro de Jesus, onde será realizada a 1ª estação.

Os fiéis seguirão percorrendo as ruas históricas, com passagens por Igrejas centenárias, largos e becos, como o Cruzeiro de São Francisco e a Rua Alfredo Brito, até a última estação na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Cada estação será conduzida por uma Irmandade ou Devoção ou Ordem Terceira, que preparou momentos de oração e reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus. 

Já a encenação da Paixão de Cristo será apresentada em Salvador e Lauro de Freitas, também neste fim de semana.

Domingo de Ramos

A Igreja Católica dará início à Semana Santa neste domingo (13), com a celebração do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.

Segundo informou a Arquidiocese de Salvador, a concentração ocorrerá às 7h, na Praça do Campo Grande, onde uma multidão rezará o Terço e aguardará a bênção dos ramos, marcada para acontecer às 7h30, pelas mãos do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Depois será proclamado o Evangelho e terá início a tradicional procissão que faz memória à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Os fiéis seguirão pela Avenida Sete de Setembro até a Praça Municipal, onde está o prédio da Prefeitura de Salvador, local onde será celebrada a Missa campal.

O Domingo de Ramos marca o fim da Quaresma, período em que a Igreja recorda os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, antes de começar a vida pública.