
Cidade
Salvador registra mais de 120 incêndios causados por gatonet nos primeiros meses do ano
Cabos instalados não seguem padrões técnicos e de segurança

Foto: Metropress
Salvador já registou 129 ocorrências de incêndio em postes só nos dois primeiros meses de 2025. Os casos são provocados por cabos instalados por empresas de telefonia e internet que não seguem padrões técnicos e de segurança, conhecidas como "gatonet". Essas operadoras atuam de forma irregular e são as responsáveis pela poluição visual e pelos riscos que trazem o emaranhado de fios e cabos nos postes.
Os números são da Neoenergia Coelba, concessionária do serviço de energia elétrica e responsável pelos postes. De acordo com a distribuidora, no ano passado foram removidos mais de 450 toneladas de cabos na mesma situação, e emitidas 30 mil notificações e retiradas 20 mil caixas, que são as principais causas de incêndios nos postes.
Os equipamentos removidos são apontados como os principais causadores de incêndios na fiação elétrica, representando riscos à segurança e ao fornecimento de energia. "Além o emaranhado de fios, os provedores que são gatonet representam um risco de segurança e ao patrimônio da população, pois são os principais responsáveis pelas chamas nos cabos. Também podem provocar interrupções de energia em ruas e bairros quando o incêndio atinge a nossa rede elétrica. Por isso, essa nossa operação é tão importante", destacou Rodrigo Almeida, gerente de relacionamento da concessionária.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.