Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Terça-feira, 01 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Virou rotina: acidente com patinete elétrico deixa mulher ferida na Barra

Cidade

Virou rotina: acidente com patinete elétrico deixa mulher ferida na Barra

Tema foi pauta no Jornal Metropole, que já destacou relatos de usuários e pedestres sobre riscos e imprudências na orla

Virou rotina: acidente com patinete elétrico deixa mulher ferida na Barra

Foto: Otávio Santos/Secom PMS (imagem ilustrativa)

Por: Metro1 no dia 30 de março de 2025 às 10:15

Atualizado: no dia 30 de março de 2025 às 18:15

Mais um acidente envolvendo patinetes elétricos foi registrado em Salvador na noite deste sábado (29). A vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Barra, um dos principais pontos de circulação do equipamento na capital baiana. Em vídeo enviado ao Metro1, é possível ver a mulher caída na calçada, cercada por pessoas que prestavam ajuda.

O caso se soma a uma série de acidentes com patinetes elétricos na cidade, o que tem levantado alertas sobre a necessidade de regulamentação e fiscalização. “Não vai demorar para termos uma tragédia, caso a prefeitura não regule o uso deste veículo”, disse um denunciante à reportagem. O tema foi pauta no Jornal Metropole, que já destacou relatos de usuários e pedestres sobre riscos e imprudências na orla.

A circulação dos patinetes faz parte de um projeto piloto entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a empresa Jet Brasil. Atualmente, as regras para o uso ainda estão em fase de testes, e há previsão de uma regulamentação definitiva após 90 dias. A Semob afirma que medidas como redução automática de velocidade em áreas movimentadas e ações educativas já estão em andamento.

Enquanto isso, usuários e moradores seguem cobrando maior fiscalização e segurança. A falta de regras claras, aliada ao uso sem equipamentos de proteção obrigatórios, aumenta os riscos tanto para condutores quanto para pedestres.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou, por meio de nota à imprensa, que a usuária envolvida no acidente estava utilizando o patinete de forma indevida, transportando uma criança, o que é expressamente proibido. Como medida, a conta da usuária foi bloqueada da plataforma. A Semob reforçou a importância do uso correto dos patinetes e destacou que a regulamentação definitiva do serviço na cidade está em fase final de elaboração, com o objetivo de garantir mais segurança para condutores e pedestres.