Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Lixo e abandono: moradores denunciam descaso e poluição de rio em Salvador

Cidade

Lixo e abandono: moradores denunciam descaso e poluição de rio em Salvador

Denúncia foi feita na manhã desta segunda-feira (17) à Rádio Metropole

Lixo e abandono: moradores denunciam descaso e poluição de rio em Salvador

Foto: Leitor Metro1/Metropress

Por: Metro1 no dia 17 de fevereiro de 2025 às 12:45

Atualizado: no dia 17 de fevereiro de 2025 às 17:30

Moradores de Pernambués denunciaram, nesta segunda-feira (17), à Rádio Metropole, a situação crítica do Rio Pernambués, localizado ao lado da Rua Dois de Julho e da Avenida Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Segundo o líder comunitário pastor Lázaro, o local está tomado por lixo, mato e entulho, causando impactos negativos para a população que vive nas proximidades.

"O rio está coberto de mato, lixo e entulho. Com a chegada do verão, tem muita muriçoca e mosquito preto, colocando em risco a saúde dos moradores. A última limpeza foi feita há quase três anos e, desde então, nenhuma providência foi tomada", afirmou Lázaro.

O morador relatou que, apesar de solicitações constantes, nenhuma autoridade compareceu ao local para avaliar o problema. Ele destaca que a falta de manutenção compromete a qualidade de vida dos moradores e pode resultar em doenças transmitidas por insetos.

Perigo para a saúde pública

A presença de lixo e vegetação densa favorece a proliferação de insetos, como pernilongos e muriçocas, além de aumentar o risco de doenças como dengue, chikungunya e leptospirose. A população teme que, sem uma solução imediata, a situação se agrave ainda mais nos próximos meses. "Ninguém aparece aqui para resolver. A comunidade só tem a gente para lutar por isso", desabafou Lázaro.

A equipe de reportagem do Metro1 entrou em contato com a Secretaria de Manutenção da Cidade (SEMAN), que informou que enviará uma equipe para vistoriar o Rio Pernambués e programar uma limpeza no local.