Sábado, 15 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Solar Boa Vista passa para responsabilidade da Secult e fará parte de um complexo de economia criativa

Cidade

Solar Boa Vista passa para responsabilidade da Secult e fará parte de um complexo de economia criativa

Tombado há 70 anos pelo Iphan, o solar está fechado desde que foi acometido por um incêndio

Solar Boa Vista passa para responsabilidade da Secult e fará parte de um complexo de economia criativa

Foto: Metropress/Tácio Moreira

Por: Laisa Gama no dia 14 de fevereiro de 2025 às 10:21

De portas fechadas desde 2013, o Solar Boa Vista de Brotas, que chegou a abrigar a prefeitura de Salvador e já foi morada do poeta Castro Alves, pode estar perto de novos dias. O governo do estado, proprietário do imóvel, pretende transformar toda a área do Parque Solar Boa Vista, que inclui o Cine Teatro Solar Boa Vista e o Antigo Solar Boa Vista, em uma espécie de complexo de economia criativa e passou a responsabilidade do prédio para a Secretaria de Cultura da Bahia.

Ao Repórter Metropole, o governador Jerônimo Rodrigues estimou que a licitação para o projeto está próxima de ser lançada. “Tem um projeto ali, já, já a gente licita, já estamos fazendo uma parte da obra externa. Ali tem uma área de circo, economia criativa, então está na nossa pauta”, disse o governador durante a cerimônia para sancionar a lei que cria Bahia Filmes. O governador ainda revelou que os cinemas localizados na Baixa dos Sapateiros também devem ser reformados. 

Tombado há 70 anos pelo Iphan, o solar está fechado desde que foi acometido por um incêndio. Na época, ele era propriedade do governo do estado, mas havia sido cedido à Secretária Municipal de Educação. Por isso, durante alguns anos houve a disputa para determinar quem seria o responsável pela reforma. Em 2019, a disputa parecia resolvida após a Secretaria de Saúde da Bahia anunciar a instalação de uma central de diagnóstico de imagem no local. Não foi para frente.

Agora, com o projeto do Complexo Solar Boa Vista, o imóvel passou para a  Secretaria de Cultura da Bahia. A previsão é que ainda neste ano comece a contenção da ruína do Solar para evitar mais danos à sua estrutura. Uma ação de requalificação é organizada pela Secult para que o local tenha salas de ensaio, área de trabalho para artes performativas, lona de circo pública, entre outras ações. Está prevista ainda a contratação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para realização do Concurso Nacional de Arquitetura e a seleção do projeto arquitetônico que vai orientar as obras de restauro, a construção e paisagismo do espaço. Para a primeira fase do projeto, a ser executada em 2025, serão investidos R$ 5 milhões.

Confira a entrevista do governador: