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Cidade
Creche em Salvador vira alvo de furtos, enquanto alunos sofrem com falta de ar-condicionado e episódios de incêndio
Denúncia foi feita à Rádio Metropole na manhã desta quarta-feira (12)
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Foto: Betto Jr./Secom
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ieda Barradas Carneiro, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador, enfrenta dificuldades estruturais. A denúncia foi feita por um ouvinte da Rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira (12). A unidade, que atende crianças de dois a cinco anos, tem problemas como a falta de ar-condicionado, um sistema de incêndio inoperante e constantes furtos, principalmente de fiação elétrica, o que compromete o funcionamento do local.
“A escola está um calor infernal. O professor passa mal, a criança passa mal. Quando podem, vão para a área externa para aliviar um pouco, mas nem sempre é possível, porque a escola tem poucas áreas de sombra”, relatou o ouvinte, tio de um aluno. Segundo ele, uma reforma realizada da metade do ano até meados de outubro do ano passado não resolveu os problemas estruturais. A rede elétrica foi parcialmente substituída, mas os equipamentos de ar-condicionado foram roubados novamente.
Além da falta de climatização, a creche sofre com infiltrações, agravando os riscos elétricos. Durante os períodos de chuva, a água invade os comandos elétricos, colocando crianças e funcionários em risco. “Ano passado, foram três episódios de incêndio dentro da escola. A rede elétrica pegou fogo e o pessoal saiu correndo com as crianças. Depois disso, começaram a reforma, mas ela não foi concluída, e o sistema de combate a incêndios continua sem funcionar”, destacou o ouvinte.
De acordo com ele, a creche também enfrenta falta de profissionais de apoio para crianças com necessidades especiais. Ele diz que há mais de 20 alunos com autismo ou outras deficiências na unidade, mas a quantidade de auxiliares de desenvolvimento infantil é insuficiente. A reportagem do Metro1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador para esclarecimentos sobre a situação da escola, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
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