Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

"Não havia registro prévio de risco iminente de colapso", diz diretor da Codesal

Cidade

"Não havia registro prévio de risco iminente de colapso", diz diretor da Codesal

Uma pessoa morre e seis ficam feridas após desabamento de teto da Igreja de São Francisco, no Centro Histórico

"Não havia registro prévio de risco iminente de colapso", diz diretor da Codesal

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 05 de fevereiro de 2025 às 17:28

A Igreja de São Francisco, também conhecida como "Igreja de Ouro", desabou parcialmente na tarde de hoje, em Salvador. De acordo com Sosthenes Macedo, Diretor Geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), não havia registro prévio de risco iminente de colapso e a manutenção da edificação não apontava problemas graves.

"Preliminarmente, a informação que agora se consolida é de que tem uma vítima aqui nessa ocorrência. O forro de madeira certamente deve ter rompido alguma das partes que veio a ruir e trazer ela por inteiro para a parte inferior", informou o diretor. A área foi isolada e equipes de emergência iniciaram os trabalhos de remoção dos escombros e busca por outras vítimas. No momento do acidente, turistas estavam no local, mas não havia missa em andamento.

"Agora é claro que, tratando-se de uma edificação antiga, secular, ela precisa estar com a manutenção em dia, conforme a lei de manutenção predial, para evitar situações como essa. O forro de madeira pesado certamente se rompeu, fazendo com que a estrutura desabasse por completo na nave da igreja, na área central. Recebemos a informação de que entre cinco e seis pessoas ficaram feridas, atendidas pelo SAMU, e a pessoa que não conseguiu escapar veio a falecer no local do acidente", concluiu o gestor.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Secretaria de Cultura do município e a Fundação Gregório de Matos estão no local para avaliar os danos ao patrimônio histórico e prestar auxílio.