Cidade
Salvador discute regulamentação para entrega via drone
Discussões sobre uma Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas tiveram início em 2024
Foto: Willian Novaes/Straumanngroup
Salvador se destaca entre as cidades brasileiras a avançar na regulamentação do uso comercial de drones. As discussões sobre uma Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas, tiveram início em 2024, com uma minuta do documento que passou por consulta pública e recebeu 12 sugestões de alteração.
Em entrevista ao portal Mobilidade Estadão, o secretário municipal de Inovaçao e Tecnologia de Salvador, Samuel Pereira Araújo, adiantou que já está com o decreto pronto. "Como é algo inovador, a gente fez uma ampla discussão e despois foi para a Procuradoria municipal", explica o secretário.
De acordo com o secretário, o Plano Diretor da Cidade prevê a ideia de Salvador ter legislação própria para determinar o uso comercial de drones, desde 2022. Com isso, existe a expectativa de incluir futuros investimentos na infraestrutura e pesquisa com drones nos orçamentos municipais dos próximos anos. A minuta da política tem objetivo de gerir, monitorar e controlar um sistema que centraliza todas as informações sobre o uso comercial do espaço aéreo de Salvador.
Atualmente, uma empresa realiza o serviço de entrega com drones em Salvador. A Speedbird é a primeira a explorar comercialmente o transporte aéreo não tripulado na cidade. E recentemente, a Neodent, líder em implantes dentários na cidade, realizou a primeira entrega comercial do Brasil. Para isso, a prefeitura autorizou o uso de espaços públicos para instalação dos pontos de decolagem e pouso desses drones. Um deles fica na orla do Jardim dos Namorados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.