Cidade
Cidade
Polícia Militar da Bahia celebra 200 anos com programação especial e homenagens
Programação do bicentenário envolve rituais militares, desfile cívico e a condecoração da Medalha Comemorativa
Foto: Reprodução/Youtube
A Polícia Militar celebra 200 anos de fundação e de atuação com uma solenidade cívico-militar às 17 horas nesta segunda-feira (3), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. A programação do bicentenário da PMBA envolve rituais militares, desfile cívico (incluindo uniformes antigos e viaturas históricas dos anos 70 e 80, que depois ficarão em exposição), e a condecoração da Medalha Comemorativa dos 200 anos da PMBA, que será concedida a 418 autoridades, oficiais e praças da corporação. Estão presentes figuras proeminentes do estado como o governador Jerônimo Rodrigues, seu vice Geraldo Junior e o ex-prefeito e apresentador Mario Kértesz.
Criada oficialmente por um Decreto Imperial em 17 de fevereiro de 1825, chancelado por D. Pedro I, a Polícia Militar da Bahia, então intitulada “Corpo de Polícia”, acumula participações marcantes em fatos históricos do Brasil, a exemplo da Guerra de Canudos e Guerra do Paraguai.
Ao longo dos 200 anos, 64 comandantes estiveram à frente da instituição, incluindo o coronel Paulo Coutinho que atualmente comanda uma tropa com um pouco mais de 33 mil integrantes da ativa a serviço da população.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.