
Bahia
Seca na Bahia: audiência pública debate soluções nesta sexta em Irecê
Líderes locais e estaduais se reunirão para discutir as consequências da estiagem no estado

Foto: Divulgação/ Sabesp
A seca prolongada no semiárido baiano será discutida em uma audiência pública nesta sexta-feira (25), às 13h, no Parque de Exposições de Irecê. A Comissão de Prevenção e Auxílio a Desastres da Câmara dos Deputados organizará o evento com o objetivo de encontrar soluções para mitigar os efeitos da estiagem na região.
Estarão presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o deputado estadual Manuel Rocha, a deputada Fabíola Mansur, o prefeito Murilo Franca, além de representantes da Defesa Civil e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). O evento também contará com a presença de autoridades da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e de consórcios de saúde e desenvolvimento sustentável.
A seca já provocou perdas na agricultura, especialmente na produção de sequeiro, e compromete a safra de 2025. O presidente da comissão, deputado Leo Prates (PDT-BA), destacou a necessidade urgente de medidas para enfrentar uma das piores crises hídricas dos últimos anos.
A escassez de chuvas também afeta a agricultura irrigada e compromete a qualidade da colheita. Setores como apicultura, café, banana e caju enfrentam prejuízos, e a produção de leite diminuiu mais de 50%, de acordo com dados da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.