Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Fitinhas do Bonfim: conheça a origem e a tradição por trás do famoso amuleto religioso

Cidade

Fitinhas do Bonfim: conheça a origem e a tradição por trás do famoso amuleto religioso

Fita com 47 centímetros foi inicialmente branca e representava o tamanho do braço direito ao coração

Fitinhas do Bonfim: conheça a origem e a tradição por trás do famoso amuleto religioso

Foto: Joá Souza/GOVBA

Por: Metro1 no dia 16 de janeiro de 2025 às 10:43

Atualizado: no dia 16 de janeiro de 2025 às 11:06

No programa Metropole Turismo desta quinta-feira (16), o professor Roberto Pessoa falou sobre a história das tradicionais fitinhas do Bonfim. Ele explicou que a origem da fita remonta a 1809, quando o tesoureiro Manoel da Silva criou a "medida do Bonfim". A fita, com 47 centímetros, foi inicialmente branca e representava o tamanho do braço direito ao coração.

"O número de graças alcançadas foi aumentando tanto e tornou o movimento tão grande que o tesoureiro na época, Manoel da Silva, em 1809, criou essa, que hoje é um amuleto, essa fita, que surgiu como uma medida. A medida do Bonfim é uma fita, medida de 47 centímetros, que é o tamanho do braço direito ao coração. Da imagem original que está na igreja. Então, ele criou essa fita, a princípio, sem pretensão de cor, era branca, a cor de Oxalá. Então, os filhos viriam Iansã, começaram a fazer a vermelha. Os filhos de Oxossi, a verde. Esse amuleto passou a ser tipo um ganho para a igreja. O pessoal comprava, só se vendia na igreja, e era uma arrecadação para a devoção. Cresceu tanto que virou um símbolo e já é tombado como patrimônio cultural", contou o professor. 

O professor também explicou a relação das fitinhas com a procissão da Festa do Bonfim, onde os devotos faziam três voltas ao redor da igreja, cada uma acompanhada de um pedido. "O pessoal sai andando no Largo de Rombas, chega na igreja, faz três voltas ao redor da igreja do Bonfim e cada volta faz um pedido. É a procissão de três pedidos. As pessoas ao comprarem a fita acompanhavam a procissão faziam os pedidos," conclui.