Cidade
Marcelo Werner destaca operação integrada para garantir segurança na Lavagem do Bonfim
Operação de monitoramento tem ênfase em inteligência e integração das forças de segurança
Foto: Metropress
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) preparou um esquema especial para garantir a segurança durante a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16). Em entrevista ao Repórter Metropole, o secretário Marcelo Werner destacou a operação de monitoramento que está sendo feita de maneira integrada para garantir segurança e responder a qualquer ocorrência durante o percurso, com ênfase em inteligência e integração das forças de segurança.
"São mais de 2 mil policiais à disposição dos baianos, devoltos e turistas. São 80 câmeras de reconhecimento facial ao longo do circuito, uma inovação para esse ano, além do comando de controle com 22 órgãos na Secretaria, que está funcionando desde ontem e funcionará até amanhã acompanhando toda a festa. Os oito acessos da colina estão sendo monitorados, com um acompanhamento especial em sala de monitoramento na própria colina sagrada, que é um dos locais de grande concentração." explica o secretário.
O secretário também comentou o uso a presença de policiais distribuídos em vários pontos e a paisana, para reduzir furtos durante o percusso. "A gente tem colocado policiais nos diversos pontos, acompanhando os pontos de concentração para evitar e diminuir cada vez mais as ocorrências que a gente tem, que são a sua grande maioria de furtos de objetos, são meliantes que se aproveitam do aperto para poder fazer a sua atividade criminosa. A gente tem diminuído isso, colocamos policiais velados, infiltrados ao longo do percurso também. E tudo isso a gente traz de novidade para que a gente possa garantir esse dia tão importante, esse dia festivo", concluiu.
Em outro momento durante o percusso ele comentou que a operação é feita de maneira integrada, e que o uso de tecnologia de reconhecimento facial já resultou na captura de mais de 112 pessoas em 2025, com uma média de mais de sete prisões por dia. "Nós temos feito cada vez mais esse tipo de atuação integrada, é um uma atuação forte e inteligente que a gente vem realizando”, contou. O secretário ressaltou que nos últimos dois anos, o estado tem registrado uma redução nos principais índices criminais, evidenciando o sucesso das políticas de segurança pública
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.