Cidade
Coren-Ba emite nota de repúdio sobre caso de racismo com enfermeiro na UPA de Itapuã
Foto: Google Street View
Após uma médica ser acusada de chamar um enfermeiro negro de “macaco” durante o plantão da madrugada deste domingo (28), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Hélio Machado, no bairro de Itapuã, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-Ba) publicou uma nota reagindo ao caso. O texto repudiou qualquer atitude racista e prestou solidariedade ao profissional.
"O racismo é uma prática abominável e inaceitável em qualquer circunstância, especialmente em ambientes de saúde, onde o respeito mútuo e a colaboração entre profissionais são fundamentais para o bem-estar dos pacientes e para a qualidade do atendimento. É inadmissível que um profissional da saúde, cuja missão é cuidar da população com dedicação e comprometimento, seja alvo de atos tão desumanos e repugnantes", diz um trecho do documento.
O Coren reiterou também a solidariedade ao profissional agredido e a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares que enfrentam adversidades no exercício de suas funções. O presidente do Coren-BA, enfermeiro Davi Apóstolo declarou: "Não toleraremos em nenhuma hipótese afirmações incoerentes, que visam desqualificar a nossa categoria."
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.