
Cidade
Arcebispo de Salvador está entre os favoritos para ser o novo papa; saiba quem é
Próximo do papa Francisco, Dom Sérgio da Rocha fazia parte um grupo encarregado de auxiliá-lo na governança da Igreja

Foto: Pascom da Arquidiocese de Salvador
Com a morte do papa Francisco, os cardeais da Igreja Católica se preparam para o conclave — cerimônia de votação secreta que definirá o próximo pontífice. Entre os 132 cardeais com direito a voto, sete são brasileiros. Um dos mais cotados é Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador (BA).
Próximo do papa Francisco, Dom Sérgio integrava o conselho de cardeais responsável por assessorá-lo na governança da Igreja. Em 2023, chegou a afirmar que o papa argentino era um “exemplo extraordinário de diálogo e de escuta”, segundo declaração divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Tecnicamente, qualquer homem católico pode ser eleito papa, mas desde 1379 apenas cardeais foram escolhidos. Segundo veículos internacionais e analistas do Vaticano, Dom Sérgio figura entre os nomes mais viáveis para suceder Francisco.
Quem é Dom Sérgio da Rocha
Nascido em Dobrada, interior de São Paulo, em 21 de outubro de 1959, Dom Sérgio foi ordenado padre em 1984. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Foi nomeado arcebispo coadjutor de Teresina em 2007 pelo papa Bento XVI. No ano seguinte, assumiu a arquidiocese como arcebispo metropolitano. Em 2011, foi transferido para Brasília, e, em 2016, elevado ao cardinalato por Francisco. Desde 2020, está à frente da Arquidiocese de Salvador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.