Cidade
Após ser encontrado com pássaro em risco de extinção, homem é multado em R$ 29 mil
Já na quarta-feira (2), policiais militares resgataram um macaco bugio mantido em cativeiro no município de Muquém do São Francisco
Foto: Divulgação/Ibama
Um homem foi multado em R$ 29 mil, em Salvador, após ser flagrado com mais de 15 pássaros dentro de casa. Ele vai responder por crime ambiental.
Uma das espécies encontradas com o homem era o Pintassilgo-do-nordeste, que está em risco de extinção. As aves estavam distribuídas em gaiolas penduradas nas paredes. O suspeito contou aos policiais que os pássaros eram objeto de compra e venda. As aves foram apreendidas e levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde vão receber cuidados antes de serem reinseridas no ambiente.
A ação foi uma das etapas da operação "Feira Virtual", que combate crimes ambientais cibernéticos. Ela foi deflagrada nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Militar Ambiental da Bahia (Coppa).
Já na quarta-feira (2), Militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis resgataram um macaco bugio. O animal estava sendo mantido, por populares, em cativeiro em uma comunidade rural próxima ao distrito de Javi, no município de Muquém do São Francisco. O animal foi resgatado e entregue à unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na Chapada Diamantina.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.