Cidade
Restauradas, estátuas dos dois leões voltam ao Largo dos 2 Leões emolduradas por fios elétricos
No local, onde funcionou o Colégio Estadual Leopoldo dos Reis, agora está o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (SALVAR)
Foto: James Martins / Metropress
Após uma obra de restauração, os icônicos dois leões voltaram ao Largo dos 2 Leões, agora apoiados sobre o muro do recém-instalado 12º Batalhão de Bombeiros Militar (SALVAR). No local funcionava, anteriormente, o Colégio Estadual Leopoldo dos Reis, desativado em 2018, que manteve em sua entrada os pórticos e as esculturas de louça originais do início do século 20 que marcam a vida da região, chegando a batizar o local.
Com a instalação do batalhão, a entrada do prédio foi mudada de lugar e os pórticos desapareceram. Com isso, os dois leões estão em pilastras adaptadas no muro, em uma posição mais alta, infelizmente emoldurados pelo emaranhado de fios da rede elétrica que compõem boa parte da paisagem urbana de Salvador.
Outrora marcantes na paisagem, as esculturas em louça acabaram batizando o largo. Foto: James Martins / Metropress
"Fiquei feliz sim, de ver os leões aí novamente. Eles fazem parte dessa região... trazem lembranças pessoais, inclusive", diz o eletricista Diego Ribeiro, morador da Cidade Nova. E completa: "Pena que a cidade seja tão cheia dessa fiação. Na verdade, a maioria desses fios nem sequer estão sendo utilizados, só fazem poluir o ambiente".
A restauração devolveu o dourado dos leões, que nos últimos anos apresentavam aspecto fouveiro. Por outro lado, parece também ter alterado a forma original das esculturas, que já não mais apoiam as patas dianteiras sobre uma bolinha.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.