Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Metropole vai às ruas para saber opinião de clientes sobre novas sacolas plásticas nos mercados

Cidade

Metropole vai às ruas para saber opinião de clientes sobre novas sacolas plásticas nos mercados

Determinação entrou em vigor no último domingo (15)

Metropole vai às ruas para saber opinião de clientes sobre novas sacolas plásticas nos mercados

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 16 de julho de 2024 às 11:13

As sacolas plásticas feitas com material biodegradável começaram a ser disponibilizadas nos mercados de Salvador no último domingo (14). A determinação entrou em vigor após alterações na Lei Municipal nº 9.699/2023, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz (PSDB), sancionada no dia 12 de maio deste ano, que proibiu a distribuição e venda de sacolas plásticas “tradicionais” nos mercados da capital baiana.

Inicialmente, a lei proibia a disponibilização gratuita de qualquer tipo de sacola plástica, mas a medida foi vista com maus olhos pelos consumidores da capital baiana. A falta de unidade no valor cobrado na venda das sacolas também foi alvo de críticas. Após as queixas, Muniz alterou a lei, que passou a ser a  nº 9817/2024, e determinou que os estabelecimentos passassem a ter alternativas para as embalagens de plástico não reciclados, como sacolas de papelão ou sacolas recicladas.  

Alguns dos consumidores, viram com bons olhos, mas afirmaram que o material das embalagens não é tão resistente quanto as de plástico comum. “Cada local queria cobrar um preço, queria empurrar alguma coisa que não tinha nada a ver. Eu não tenho muito o que questionar, elas não lascavam tão fácil assim, aguentam peso. Essas [as recicláveis] eu nem tinha saído direito do local e já estava lascando”, disse um consumidor a Metropole

Para garantir o direito dos clientes, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou, na segunda-feira (15), a fiscalização em Salvador para verificar se estabelecimentos comerciais realmente estão fornecendo sacolas recicláveis gratuitas e de forma clara. No primeiro dia de ação, cinco estabelecimentos foram notificados. Em caso de descumprimento, os consumidores podem acionar a Codecon através dos canais oficiais: aplicativo Codecon Mobile, aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br), através do número 156 ou de forma presencial,  na sede do órgão.