Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Governo assina ordem de serviço para obras do VLT nesta sexta-feira

Bahia

Governo assina ordem de serviço para obras do VLT nesta sexta-feira

O primeiro trecho do modal, considerado prioritário, deve ser entregue em junho de 2027

Governo assina ordem de serviço para obras do VLT nesta sexta-feira

Foto: Divulgação / Skyrail Bahia

Por: Metro1 no dia 14 de junho de 2024 às 08:44

Atualizado: no dia 14 de junho de 2024 às 09:16

O governador Jerônimo Rodrigues assina, na manhã desta sexta-feira (14), a ordem de serviço para iniciar as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador e Região Metropolitana. O evento de assinatura vai acontecer às 9h, na Estação da Calçada.

Orçado em R$ 3,2 bilhões, o projeto tem 36,4 km de extensão, 34 paradas e três trechos principais: Ilha de São João/Calçada (trecho 1), Paripe/Águas (trecho 2) e Águas Claras/Piatã (trecho 3). A previsão é que o VLT transporte até 170 mil passageiros. Além dele, o projeto inclui ainda a duplicação de 7,5 km da rodovia BA-528, a implantação de uma via alimentadora no Parque de São Bartolomeu e a revitalização da Estação Ferroviária da Calçada.

O primeiro trecho do modal, considerado prioritário, deve ser entregue em junho de 2027, substituindo os antigos trens do Subúrbio Ferroviário. Os outros trechos têm previsão de conclusão para agosto de 2028.

O novo edital da obra dos três trechos do VLT foi lançado em dezembro de 2023 pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A ordem de serviço assinada, no entanto, será referente apenas ao trajeto do Subúrbio Ferroviário, que já possui licenciamento ambiental necessário.