Cidade
Geraldo Jr. se posiciona após pesquisa colocar Salvador como capital com piores taxas de pobreza e desemprego: “Preocupa muito”
Levantamento realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) analisou 40 indicadores sociais e trouxe Salvador como destaque negativo em 7 deles
Foto: Divulgação
Com a divulgação do estudo Mapa da Desigualdade nessa terça-feira (26), Salvador ganhou destaque negativo no país. A cidade dos soteropolitanos foi a capital que liderou índices de pobreza, desnutrição infantil, desocupação e taxa de homicídio de jovens e outros quatro indicadores dos 40 utilizados pela pesquisa.
O vice-governador do estado e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Jr. (MDB) se posicionou sobre o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), classificando os números como preocupantes.
“Nos preocupa e nos entristece muito ver a primeira capital do Brasil sendo a última em emprego, renda, entre outros indicadores sociais”, disse Geraldo.
Segundo o levantamento, Salvador tem uma taxa de 322,75 mil homicídios de jovens a cada 100 mil habitantes. Já as taxas de desocupação e nutrição infantil correspondem respectivamente a 16,7% e 4,03%, as maiores entre as 26 capitais pesquisadas. O índice de pessoas abaixo a linha da pobreza também é o mais elevado: 11,15%, enquanto a capital mais bem posicionada, Florianópolis, tem 1,1%.
“Precisamos repensar o modelo de gestão da nossa cidade. Sabemos do potencial econômico que Salvador tem para oferecer mais oportunidades e qualidade de vida para as pessoas. Repensar Salvador é possível e necessário”, escreveu o vice-governador no X (antigo Twitter).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.