Cidade
Hemoba faz convocação a doadores de sangue; estoques apresentam níveis críticos
Problema resulta do aumento nas solicitações dos hospitais e redução no número de doadores neste início de ano
Foto: EBC
A Fundação Hemoba está enfrentando uma crise nos seus estoques de sangue, com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos. O problema resulta do aumento nas solicitações dos hospitais e da redução no número de doadores neste início de ano. Atualmente, os estoques podem atender à demanda hospitalar por no máximo três dias, enquanto o ideal é manter uma reserva que permita uma margem de segurança de pelo menos cinco dias.
O diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto, reforça a importância da doação: “Os doadores de sangue são fundamentais para a manutenção dos estoques da Hemoba em níveis seguros e, por consequência, para salvar a vida dos pacientes que estão à espera de hemocomponentes para o seu tratamento. Contamos com a solidariedade da população baiana para reverter essa situação”, convocou Catto.
Para doar sangue, os requisitos são estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.'
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.