Cidade
Homem que cobrou R$ 250 por pintura corporal de turistas na Barra é preso pela Polícia Militar
![Homem que cobrou R$ 250 por pintura corporal de turistas na Barra é preso pela Polícia Militar](https://api.metro1.com.br/noticias/161216,homem-que-cobrou-r-250-por-pintura-corporal-de-turistas-na-barra-e-preso-pela-policia-militar-3.jpg)
O projeto busca contribuir para o combate do assédio e importunação sexual cometidos no transporte público
Foto: Divulgação/Diretoria de Comunicação
A vereadora de Salvador e presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia, Marta Rodrigues (PT), apresentou nesta sexta-feira (08) um projeto de lei que exige um vagão do sistema metroviário da capital baiana exclusivo para mulheres. A proposta faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Um trecho da proposta 41/2024 também reforça a necessidade de fiscalização da medida. “O Sistema Metroviário operado na cidade de Salvador fica obrigado a destinar vagões exclusivamente para mulheres nos horários de pico matutino e vespertino, bem como a fiscalizar e orientar o uso em cumprimento aos termos desta Lei”.
Alguns estados do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, adotaram o nomeado “vagão rosa” em seus sistemas metroviários. O espaço funciona transportando apenas mulheres na tentativa de minimizar os índices de assédio sexual cometidos no transporte público.
“É corriqueiro, volta e meia sabemos de casos de assédio, de violência contra a mulher por homens em transporte público. Uma cultura machista e criminosa que não podemos compactuar. E se nos cabe essas possibilidades, temos que acatá-las. O sentido deste projeto é contribuir para o combate e prevenção ao assédio e violência contra mulheres, coibindo, sobretudo, as ações de importunação sexual já registradas no sistema metroviário de Salvador”, afirmou Marta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.