Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 27 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Temporal causa alagamentos, queda de energia, suspensão de voos e serviços em Salvador

Cidade

Temporal causa alagamentos, queda de energia, suspensão de voos e serviços em Salvador

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a capital baiana em alerta laranja até sexta-feira (22); rajadas de ventos acima de 63 km/h foram registradas

Temporal causa alagamentos, queda de energia, suspensão de voos e serviços em Salvador

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 21 de dezembro de 2023 às 07:30

Atualizado: no dia 21 de dezembro de 2023 às 08:39

A capital baiana registrou nesta quarta-feira (20) rajadas de vento acima de 63 km/h, o maior pico deste ano. Fortes chuvas, raios e trovões compuseram o temporal, causado devido a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), de acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

A normal climatológica esperada para todo o mês de dezembro é de 63,4mm. Porém, em apenas duas horas foram registrados acumulados de chuva em torno dos 50 mm.

Uma série de transtornos foram causados em diversos pontos da cidade. Alagamentos, quedas de árvores e energia, destelhamentos, suspensão temporária de voos no aeroporto, entre outros. Além disso, a programação de Natal que estava prevista para ocorrer no Centro Histórico e em outros bairros foi suspensa e o fechamento do Plano Inclinado Liberdade-Calçada antecipado em uma hora. 

Uma parte do telhado do Yacht Clube da Bahia, localizado no bairro da Barra, na orla da cidade, foi danificada. A travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa às 17h30, devido aos fortes ventos e mar agitado na baía de Todos-os-Santos, após recomendação da Capitania dos Portos.

Moradores de diversos bairros como Imbuí, Jardim das Margaridas, Canela, Engenho Velho da Federação e Lapa, relataram falta de energia elétrica. Por meio de nota, a Neoenegia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, informou que o contingente de profissionais foi reforçado. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a capital baiana em alerta laranja até sexta-feira (22), com ventos intensos, cuja velocidade pode variar entre 60 e 100 km/h.

A Defesa Civil alerta para que as pessoas, ao observar qualquer sinal de perigo, disque 199, solicitem ajuda, e se retirem para um local seguro até a chegada da equipe técnica especializada da Codesal.