Cidade
Ialorixá faz denúncia sobre continuidade de obras do espaço ‘Monte Santo’
Obra nas dunas do Abaeté está no centro de polêmica sobre racismo religioso
Foto: Reprodução
A Yalorixá Jaciara Ribeiro, do Axé Abassá de Ogum, denunciou, através de um vídeo publicado nas redes sociais do terreiro, a continuidade das obras do Espaço Monte Santo, que está sendo instalado em parte das dunas do Abaeté. O espaço é tradicionalmente ligado às religiões de matriz africana.
“Uma violência simbólica, cultural, ambiental e que seus efeitos negativos são inimagináveis. Os resultados do mal que se faz ao Parque Ancestral Lagoa do Abaeté recaem sobre todos”, escreveu a líder religiosa.
A denúncia ainda aponta os prejuízos ambientais da obra. “A invasão humana e indevida de um bioma, a mácula nos símbolos históricos deste lugar e o nome que fere legalmente a história deste local, bem como a laicidade de um estado que segue reproduzindo as práticas que o forjaram: o racismo”, diz o texto.
Veja trecho do vídeo publicado pela líder religiosa:
Em resposta à denúncia, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) informou que a obra está regular, atendendo todos os parâmetros necessários, inclusive a licença ambiental. Quanto às recomendações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Seinfra disse que já respondeu algumas solicitações, a exemplo da retirada da expressão "Monte Santo" da placa de obra.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.