Cidade
Refugiadas ucranianas fazem show na Cantina da Lua, em Salvador, e arrecadam doações para Kharkiv
Grupo vai tocar, cantar, recitar poesia e ler os Diários da Guerra
Foto: Divulgação
Atualizada terça-feira (3), às 11h28
Após mais de dois meses de guerra na Ucrânia, refugiadas e ucranianas que moram em Salvador vão se reunir na Cantina da Lua, no Pelourinho, para um show no próximo sábado (7), às 18h.
O Show da Ucrânia terá a participação de ucranianas, entre elas as artistas trazidas para a Bahia pelo Neojiba, brasileiros e uma belarussa. O grupo vai tocar, cantar, recitar poesia e ler os Diários da Guerra — um projeto de podcast de Daria Kolomiec com relatos de ucranianos que vivenciam o conflito. Disponível no Youtube, o programa é legendado em português.
"A Ucrânia não sai das notícias e da mídia ainda, mas [a ideia é] chamar atenção para a causa, mostrar que tem ucranianos aqui em Salvador, falar um pouco sobre o que está acontecendo. As notícias chegam, mas queremos mostrar a visão das pessoas que viveram a guerra lá", diz a tradutora belarussa Volha Franco.
De acordo com Volha, apesar de a guerra ser sempre aterradora, as histórias de como as pessoas receberam o conflito não são necessariamente trágicas. "São de resistência, força e superação", conta.
Uma das participantes, Anastasiia Syvash, já morava em Salvador antes do início do conflito, mas recebeu recentemente a mãe, que veio para o Brasil fugindo da guerra. Ela, a mãe, e outra integrante do grupo são de Kharkiv, para onde irão as doações do evento.
"A entrada será livre, mas as pessoas podem comer e beber já que é um bar, e a gente pede as doações para ajuda humanitária a Kharkiv. Queríamos fazer algo mais pontual, tem várias campanhas para ajudar a Ucrânia e a gente está em contato com as voluntárias que estão em Kharkiv. A ideia é ajudar essas pessoas que estão mais necessitadas, crianças, pessoas idosas e com deficiência, para que comprem comida, medicamentos e roupas", afirma Volha.
O show também tem o objetivo de apresentar a cultura ucraniana para os baianos. "Na Cantina da Lua, que é um restaurante importante para salvador, também de resistência", diz.
Serviço
A contribuição pode ser feita antes, durante e/ou depois do show através da plataforma Vakinha ou PIX: 2809840@vakinha.com.br
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.