Cidade
Prefeitura aprova renomeação da Avenida Adhemar de Barros para Milton Santos
Homenagem ao geógrafo baiano deve acontecer na inauguração da segunda etapa da requalificação da via, adiantou o prefeito
Foto: Lélia Dourado
A prefeitura de Salvador sancionou a lei que determina a troca do nome da principal avenida do bairro de Ondina, em Salvador. Com a decisão, a Avenida Adhemar de Barros passará a se chamar Avenida Milton Santos. A medida acontece após uma campanha iniciada na internet ter ganhado forte adesão entre os soteropolitanos.
A informação foi confirmada pelo prefeito Bruno Reis (UD) nesta terça-feira (22), nas suas redes sociais. O projeto de lei (PL) proposto pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) foi aprovado no dia 15 de dezembro do ano passado, em plenário na Câmara Municipal de Salvador.
"Em uma justa homenagem da nossa cidade, a Av. Adhemar de Barros agora passará a se chamar Av. Milton Santos, que era baiano e um dos maiores geógrafos da nossa terra. Ele é um dos intelectuais mais renomados do Brasil e contribuiu muito pra a formação sociopolítica do nosso país", escreveu o gestor municipal.
O nome deve ser alterado na inauguração da segunda etapa da requalificação da via, adiantou Reis.
Em entrevista à Rádio Metropole em 13 de outubro de 2021, o vereador Augusto Vasconcelos classificou a mudança como uma "reparação histórica à trajetória de um dos maiores geógrafos do planeta". "[A proposta] corrige uma distorção em uma cidade de maioria negra e que tem pouquíssimos logradouros públicos homenageado pessoas negras e que têm grandes contribuições para a história e formação do nosso povo. Não se trata apenas da uma mudança de nome de rua", disse o político, na ocasião.
Nascido na Bahia, o geógrafo Milton Santos é considerado um dos mais renomados intelectuais do Brasil no século XX. Ele foi um dos principais nomes da renovação da geografia no Brasil na década de 1970. A via que terá agora o seu nome abriga o campus da Ufba, onde o baiano formou-se em Direito, em 1948.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.