Cidade
Dilma realiza reunião ministerial para falar da Zika nesta segunda
A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião com 31 ministros ao Palácio do Planalto, no final da tarde desta segunda-feira (1º). No encontro, foi discutido a campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. [Leia mais...]
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião com 31 ministros ao Palácio do Planalto, no final da tarde desta segunda-feira (1º). No encontro, foi discutido a campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As reuniões de Dilma com ministros têm ocorrido com frequência no gabinete da presidente, desde as últimas semanas, para discutir o zika vírus, mas este é o primeiro encontro para o qual os chefes de todas as pastas foram convocados.
Nesta segunda, a presidente editou uma medida provisória que autoriza agentes de saúde a entrarem, mesmo que de maneira forçada, em imóveis públicos ou particulares que possam estar servindo de criadouros do Aedes. A medida também vale para residências que estejam abandonadas ou na ausência de pessoa que possa permitir o acesso do profissional. Se necessário, o agente público poderá requerer o auxílio de força policial.
Dilma também determinou que as Forças Armadas utilizem cerca de 60% do seu efetivo - cerca de 220 mil homens - para uma campanha de orientação à população que vai ocorrer logo após o carnaval. Entre os dias 15 e 18, 50 mil militares visitarão casa por casa das cidades mais afetadas para aplicar larvicidas e inseticidas onde for necessário.
O Ministério da Educação também foi incumbido de preparar uma campanha de mobilização nas escolas de todo o País. Na última sexta-feira (29), Dilma telefonou para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e propôs a ele uma parceria para que os dois países desenvolvessem juntos vacinas e produtos terapêuticos contra o zika vírus.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.