Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 21 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Em vídeo, passageiro denuncia alagamento de ônibus causado por ar-condicionado em Salvador

Cidade

Em vídeo, passageiro denuncia alagamento de ônibus causado por ar-condicionado em Salvador

Investimento da prefeitura em transporte caiu em 87,8% entre 2018 e 2020

Em vídeo, passageiro denuncia alagamento de ônibus causado por ar-condicionado em Salvador

Foto: Reprodução/Vídeo

Por: Geovana Oliveira no dia 14 de outubro de 2021 às 15:35

Atualizado às 17h55

Os ônibus com ar-condicionado, inaugurados entre 2019 e 2021, já começaram a apresentar defeitos em Salvador. Nesta quinta-feira (14), um passageiro, que preferiu não se identificar, enviou ao Metro1 um vídeo no qual aparece o vazamento de água do ar-condicionado na linha 1225 (Sussuarana-Lapa). 

Na gravação, é possível identificar o espaço reservado a cadeirantes completamente alagado, o que tornaria inviável a permanência desses passageiros nestes assentos. O leitor do Metro1 conta ainda que diversos passageiros precisaram sair dos seus lugares e ficar em pé, devido aos pingos d'agua.

"Fiz o vídeo porque é um absurdo ficar nessa situação, pra ver se alguém faz alguma coisa. Não é o primeiro ônibus que vejo nessa situação, quebrado. Tem outros com porta quebrada (gás sem funcionar), problema no ar-condicionado", conta o passageiro, que pegou o ônibus às 11h30 desta quinta para voltar de um curso para casa e diz que o caso é uma "humilhação".

O prefeito Bruno Reis anunciou no último mês a renovação da frota de ônibus do transporte público da capital, com a chegada de 169 novos veículos com ar condicionado. A promessa por uma frota só de ônibus com ar-condicionado é antiga, e usada para justificar o aumento no preço das passagens, que chegam a R$ 4,40, em reajuste praticado em abril deste ano. 

Apesar das renovações e promessa de incorporar mil ônibus com ar-condicionado na cidade até 2022, o investimento da prefeitura em transporte caiu em 87,8% entre 2018 e 2020, segundo dados da Transparência.

Procurada, a secretaria da Mobilidade Urbana de Salvador (Semob), responsável pela gestão dos transportes da cidade, respondeu que o veículo, da linha Sussuarana/Lapa via Vasco da Gama, foi recolhido à garagem para que o problema seja reparado, e só poderá retornar à operação após vistoria e liberação por agentes do setor inspeção veicular da pasta. 

Veja vídeo: