Brasil
Governo do Paraná e Rússia vão assinar acordo para fabricação de vacina contra coronavírus
Vacina é a primeira a ser registrada no mundo e tem sua eficácia questionada por especialistas internacionais
Foto: Secom/PMS
O governo do Paraná anunciou, na manhã de hoje (11), que vai assinar um convênio com a Rússia para produzir a vacina Sputnik V. O anúncio foi feito horas após o presidente russo, Vladimir Putin, divulgar a vacina como a primeira registrada no mundo. A informação é do G1.
A previsão é de que o convênio seja assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e pelo embaixador da Rússia, Sergey Akopov, às 14h de amanhã (12).
A eficácia da vacina russa tem sido questionada por especialistas internacionais. O site oficial russo sobre a pesquisa informa que os testes de fase 1 e 2 foram completados no dia 1º de agosto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera necessária a realização de três fases de testes para comprovar a eficácia de uma vacina.
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será responsável por todas as etapas, desde a pesquisa até a distribuição das doses da vacina russa. A distribuição no Brasil, no entanto, não deve começar antes do segundo semestre de 2021.
Ainda segundo o governo do Paraná, o passo seguinte à assinatura do acordo é o compartilhamento do protocolo russo com a Anvisa, para que a agência brasileira libere a realização dos procedimentos necessários para os testes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.