Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ritmo de liberação de agrotóxicos em 2019 é o maior já registrado

Brasil

Ritmo de liberação de agrotóxicos em 2019 é o maior já registrado

No último dia 21, foi anunciada a liberação de mais 31 agrotóxicos, totalizando 169

Ritmo de liberação de agrotóxicos em 2019 é o maior já registrado

Foto: Divulgação

Por: Kamille Martinho no dia 26 de maio de 2019 às 15:00

O Ministério da Agricultura divulgou que o ritmo de liberação atual de agrotóxicos no Brasil é o maior já documentado. A quantidade de pesticidas registrados vem aumentando significativamente nos últimos 4 anos, mas, em 2019, o salto é ainda mais significativo. Até 14 maio, foram aprovados 169 produtos, número que supera o total de 2015, marco da recente disparada.

Ativistas do meio ambiente e da saúde manifestam preocupação, dizendo que mais veneno está sendo "empurrado" à revelia para a população. "A população já deixou bem claro que não quer agrotóxicos e isso está sendo empurrado goela abaixo. Neste governo, o agrotóxico tem espaço garantido. É uma escolha política que gera mudanças nas instituições", diz Marina Lacôrte, especialista em agricultura e alimentação do Greenpeace.

 Entretanto, governo e indústria argumentam que o número de registros aumentou porque o sistema ficou mais eficiente, sem perder o rigor de avaliação, que a quantidade de substâncias novas aprovadas é mínima e que os químicos são seguros se forem usados corretamente. "Não se tem nenhuma insegurança na liberação desses produtos, que estavam lá numa fila enorme e que eram represados por problemas ideológicos", completou a ministra, na abertura de uma feira em Uberaba, Minas Gerais.

No último dia 21, foi anunciada a liberação de mais 31 agrotóxicos, totalizando 169.