
Brasil
Itamaraty confirma asilo diplomático a ex-primeira-dama do Peru
De acordo com o ministério, Nadine Heredia Alarcón e o seu filho já estão no Brasil e passam por procedimentos para regularização migratória

Foto: Presidência do Peru/Divulgação
O Ministério das Relações Exteriores confirmou na tarde desta quarta-feira (16) a chegada da ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, e o seu filho menor de idade ao Brasil, após concessão de asilo diplomático. Por meio de nota, o Itamaraty afirmou que ambos passarão por procedimentos necessários para regularização migratória no país.
O asilo diplomático se deu na terça-feira (15), algumas horas depois de a Justiça do Peru condenar o casal a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro da empreiteira Odebrecht, recebido de forma ilícita para campanhas eleitorais. Nadine também foi acusada como cofundadora da legenda Partido Nacionalista. O casal chegou a ser preso preventivamente em 2018, durante as investigações do caso, por nove meses, mas conseguiu que o Tribunal Constitucional peruano lhes concedesse um habeas corpus para responder em liberdade.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Peru, a ex-primeira-dama entrou na embaixada brasileira em Lima logo após a sentença, buscando proteção diplomática. No mesmo dia, a presidente peruana concedeu salvo-conduto para que Heredia e seu filho deixassem o Peru. Nadine e o filho chegaram ao Brasil por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A defesa afirmou que o uso da aeronave se deu “por questões de segurança”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.