
Brasil
MEC apoiará uso do Exército para administrar escolas municipais, diz ministro
"As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis”, afirma Ricardo Vélez Rodríguez

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou ontem (17) que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército.
Em entrevista à Folha, Vélez disse que a experiência tem sido bem-sucedida em Goiás, onde cerca de 50 escolas estaduais são administradas pela Polícia Militar, que implantou uma disciplina semelhante à de quartéis e uniformes militares.
"As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis”, afirma o ministro. "Na medida em que as escolas municipais pedirem auxílio, as polícias ou as Forças Armadas da respectiva localidade respondem, e o Ministério dá apoio”, conclui.
Vélez ainda afirma que, em regiões mais pobres, esse modelo pode ser implantado por meio do Exército, já que "não têm capacidade de deslocar a polícia".
Questionado se o assunto já havia sido discutido com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro respondeu: “Menos Brasília, mais Brasil. Atender o cidadão do estado e do município. Na medida em que houver pedido, a gente atende.”
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.