Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Sedentarismo: 70% dos brasileiros não praticam atividade física, aponta Pnud

Brasil

Sedentarismo: 70% dos brasileiros não praticam atividade física, aponta Pnud

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) realizou um levantamento que mostra que apenas três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas com regularidade. Ainda segundo a pesquisa, os homens praticam atividade física 28% a mais do que as mulheres e as pessoas com maior renda têm mais acesso à prática esportiva. [

Sedentarismo: 70% dos brasileiros não praticam atividade física, aponta Pnud

Foto: Divulgação / MidiaSport

Por: Laura Lorenzo no dia 26 de setembro de 2017 às 14:27

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) realizou um levantamento que mostra que apenas três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas com regularidade. Ainda segundo a pesquisa, os homens praticam atividade física 28% a mais do que as mulheres e as pessoas com maior renda têm mais acesso à prática esportiva.

O Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas mostra que, em 2015, 37,9% dos brasileiros entrevistados disseram praticar esporte. Entre os homens, o índice ficou em 42,7% e entre as mulheres, em 33,4%.

“Os dados analisados reforçam a compreensão de que realizar atividade física e esportiva não se restringe somente a uma decisão individual, mas é também produto de como a sociedade pauta a vida coletiva. Isso significa que aconselhar os indivíduos a praticar mais exercícios, sem criar oportunidades efetivas para as pessoas se engajarem com as práticas, nem enfrentar os condicionantes sociais que limitam o envolvimento, dificilmente mudará o cenário”, afirma o relatório.

Especificando o perfil da prática esportiva no Brasil, o levantamento recomenda que os governos contribuam \"para o aumento das práticas esportivas de modo a oportunizar patamares mais elevados de desenvolvimento humano para todas e todos\".

O estudo mostra que ser homem, jovem, branco, sem deficiência e de alto nível socioeconômico e educativo está diretamente associado a praticar muito mais atividades físicas e esportivas do que o restante da população. Por outro lado, as mulheres de baixo nível socioeconômico e educativo, idosos, negros e pessoas com deficiência são a maioria entre os não praticantes. De acordo com o levantamento, pessoas com rendimento mensal domiciliar per capita de cinco salários mínimos ou mais praticam até 71% a mais do que a média das pessoas adultas no país.