
Brasil
Djamila Ribeiro será 1ª brasileira a lecionar no programa em homenagem a Martin Luther King no MIT
FIlósofa e escritora irá começar as aulas em setembro

Foto: Reprodução/TVT
Djamila Ribeiro, filósofa e escritora, foi convidada para lecionar no MIT, tornando-se a primeira brasileira a integrar o programa que homenageia Martin Luther King. Ela começará suas aulas em setembro, com possibilidade de extensão por mais um ano. As informações foram confirmadas à coluna de Alice Ferraz no Estadão.
Djamila é conhecida por ampliar o ensino da filosofia, incorporando perspectivas de pensadoras negras e desafiando a abordagem eurocêntrica predominante nas universidades brasileiras.Seu livro Seu Lugar de Fala foi traduzido para o inglês e a levou a importantes conferências internacionais. Em suas palestras, Djamila defende a valorização do conhecimento produzido no Sul Global e a crítica ao silenciamento de grupos marginalizados. Ela acredita que a produção intelectual de países fora do eixo ocidental deve ser estudada com a mesma seriedade.
Além de sua carreira acadêmica, Djamila também é reconhecida por sua imagem pessoal. Crescendo em uma família que valorizava a elegância como resistência, ela vê a moda como uma forma de respeito próprio e afirmação, destacando-se pela sua postura de dignidade e empoderamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.