
Brasil
Lula manifesta pesar pela morte de Dom Angélico
Presidente Lula lamenta falecimento e relembra legado de solidariedade e amor ao próximo

Foto: Divulgação/Diocese de Blumenau
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela morte de Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), aos 92 anos, nesta terça-feira (15). Após longo período de internação e cirurgias, Dom Angélico estava em cuidados domiciliares na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na região de Brasilândia, Arquidiocese de São Paulo.
Lula expressou profunda tristeza e destacou a dedicação do bispo à "solidariedade e ao amor ao próximo, como nos ensinou Jesus Cristo". O presidente, amigo pessoal de Dom Angélico por décadas, lembrou das celebrações de casamentos e batizados de seus filhos e netos, além de ser o sacerdote do matrimônio entre ele e Janja da Silva.
Na nota, o presidente recordou sua longa convivência com o bispo, mencionando sua atuação nas lutas sociais e políticas, como nas greves de São Paulo e no processo de redemocratização. Lula também citou a lição de Dom Angélico: "Amai-vos e não armai-vos".
Dom Angélico, nascido em Saltinho (SP), foi ordenado sacerdote em 1959 e nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em 1974, recebendo a ordenação episcopal em 1975, com a imposição das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.