Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Domingo, 13 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Exército brasileiro forma primeira mulher piloto de helicópteros

Brasil

Exército brasileiro forma primeira mulher piloto de helicópteros

A 1ª Tenente Emilly Braz, de 24 anos, concluiu o curso ao lado de outros treze tenentes

Exército brasileiro forma primeira mulher piloto de helicópteros

Foto: Reprodução/Tv Vanguarda

Por: Metro1 no dia 12 de abril de 2025 às 14:41

Atualizado: no dia 12 de abril de 2025 às 15:07

O Exército Brasileiro formou a primeira mulher da história da corporação a integrar o Comando de Aviação do Exército. A 1ª Tenente Emilly Braz, de 24 anos, concluiu o curso ao lado de outros treze tenentes, sendo dois da Marinha. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté.

A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomás Paiva, que destacou a exigência do curso e a importância da presença feminina em todas as áreas da instituição. “Em primeiro lugar, é preciso comemorar a formação de mais uma turma desse curso, que é bem exigente desde o processo de seleção. Depois, a complexidade do curso em si, que requer abnegação, estudo e superação. E, claro, celebramos a formação da primeira mulher piloto da Aviação do Exército, sem dúvida um marco, que prova a integração das mulheres em todas as linhas do Exército”, disse o comandante.

A tenente é natural de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e foi a mais jovem da primeira turma com mulheres da Academia Militar das Agulhas Negras, formada em 2018. O curso tem duração de 63 semanas e inclui 1.800 horas de voo em simuladores e aeronaves. Entre os módulos, estão voo com Óculos de Visão Noturna, pilotagem tática e operações por instrumentos. A formação prepara os militares para atuarem em missões diversas e cenários de combate.