Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sexta-feira, 11 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Gratuidade de água e luz em casos de calamidade pública será decidida em discussão

Brasil

Gratuidade de água e luz em casos de calamidade pública será decidida em discussão

Medida inclui suspensão de cortes por até três meses

Gratuidade de água e luz em casos de calamidade pública será decidida em discussão

Foto: Divulgação/Coelba

Por: Metro1 no dia 05 de abril de 2025 às 15:00

Um projeto que dá gratuidade nas contas de água e luz, por 90 dias, em situação de calamidade pública, será votado pela Comissão de Infraestrutura (CI) na próxima terça-feira (8). A deliberação ocorrerá após a audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, marcada para as 9h.

O Projeto de Lei 868/2020, do senador Weverton (PDT-MA), propõe a criação da Tarifa Social Emergencial de Água, Esgoto e Energia Elétrica. A iniciativa assegura isenção total das tarifas durante a vigência do estado de calamidade e proíbe o corte desses serviços. A relatoria está a cargo do senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

A proposta abrange residências que consumam até 20 metros cúbicos de água e até 200 kWh de energia elétrica por mês. O benefício é voltado exclusivamente para uso doméstico, em áreas afetadas por emergências reconhecidas.

O texto também impede que os custos operacionais, encargos fiscais ou administrativos sejam repassados para os demais usuários das concessionárias.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.