
Brasil
Anatel deve decidir na próxima quinta expansão da Starlink no Brasil
Empresa de Elon Musk oferece internet a lugares de difícil acesso, como áreas rurais e isoladas. Pedido de ampliação no número de satélites autorizados foi feito em 2023.

Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá avaliar até quinta-feira, 3, o pedido da Starlink, empresa de Elon Musk, para ampliar sua operação no Brasil com mais 7,5 mil satélites. Atualmente, a empresa possui 6.350 satélites em órbita. O pedido de ampliação foi feito em dezembro de 2023 e está sendo analisado pelo conselheiro Alexandre Freire, relator do processo, que colocou o pedido em relatório para análise em fevereiro.
Apesar de a análise ter sido prevista para o mês passado, ela foi adiada. A Starlink já possui permissão da Anatel para oferecer seus serviços no Brasil. A ampliação de sua rede de satélites visa aumentar a cobertura e a capacidade do serviço de internet, que é oferecido por meio de satélites de órbita baixa.
O processo ainda está em andamento e aguarda a avaliação final da Anatel sobre a autorização para o aumento do número de satélites da empresa no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.