
Brasil
Anvisa proíbe venda de creme dental Colgate após efeitos adversos
Nas redes sociais, usuários citam efeitos como inchaço nos lábios, afta, irritação e queimação

Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu, a partir desta quinta-feira (27), a comercialização do creme dental Colgate Total 12 Clean Mint. A medida de interdição cautelar ocorreu, segundo o órgão, após a ocorrência de um "número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto". Há relatos nas redes socias de problemas como inchaço nos lábios, afta, irritação e queimação.
O creme dental promete “cuidar da sua boca por completo”, com fórmula antibacteriana que proporciona defesa ativa contra bactérias por até 12 horas, de acordo com descrição do produto. Uma nova formula do creme dental foi anunciada pela Colgate no final de novembro do ano passado.
As interdições cautelares são usadas em casos “em que sejam flagrantes os indícios de alteração ou adulteração do produto”. Pela lei 6.437/1977, a medida tem vigência de 90 dias desde a publicação. Como ela ocorre de forma cautelar, há espaço para que a empresa Colgate-Palmolive recorra da decisão.
O objetivo é evitar a exposição ao consumo e o uso de produtos irregulares ou sob suspeita. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a apreensão, recolhimento, suspensão e proibição (de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso do produto).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.