Terça-feira, 25 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Bebê brasileiro vítima de tráfico humano é resgatado e repatriado

Brasil

Bebê brasileiro vítima de tráfico humano é resgatado e repatriado

Repatriação foi feita na última segunda-feira (24)

Bebê brasileiro vítima de tráfico humano é resgatado e repatriado

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2025 às 09:30

Atualizado: no dia 25 de março de 2025 às 09:38

A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta segunda-feira (24), a Operação Pérola, que fez a repatriação de um bebê brasileiro vítima de tráfico internacional de pessoas. A criança, hoje com 1 ano e 4 meses, foi levada para Portugal no final de 2023, ainda recém-nascida.

A ação foi possível graças à colaboração entre órgãos públicos e entidades privadas nos dois países. A investigação, iniciada pela Delegacia da Polícia Federal em Campinas/SP, foi motivada por uma denúncia da Promotoria de Justiça de Valinhos/SP sobre o tráfico de recém-nascidos para a Europa.

Com o apoio da Polícia Judiciária de Portugal, o bebê foi acolhido em Portugal até ser confirmado que não era português, já que seus registros haviam sido falsificados. A partir de cooperação jurídica internacional, foi emitida ordem judicial para repatriação.

O bebê foi entregue a uma instituição de acolhimento em Valinhos (SP), conforme decisão judicial. A transição foi planejada com o cuidado de garantir o bem-estar da criança. A operação cumpre o Protocolo de Palermo, que orienta o combate ao tráfico de pessoas.