Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Anatel notifica operadoras a bloquear Rumble no Brasil

Brasil

Anatel notifica operadoras a bloquear Rumble no Brasil

A decisão foi tomada após a rede social não cumprir ordem do ministro Alexandre de Moraes do STF

Anatel notifica operadoras a bloquear Rumble no Brasil

Foto: Reprodução/X

Por: Metro1 no dia 22 de fevereiro de 2025 às 17:02

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, neste sábado (22), que as principais operadoras de banda larga, como Vivo, Claro, Tim e Oi, já bloquearam o acesso à plataforma Rumble no Brasil, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a suspensão da rede social no país.

Nesta sexta-feira (21), a Anatel começou a notificar as 20 mil empresas que atuam em território brasileiro, com algumas já tirando a rede social do ar. 

Criado em 2013, o sistema ficou conhecido por não usar algoritmos de filtros nos conteúdos publicados. Similar ao YouTube, a plataforma permite que os usuários carreguem vídeos em seus canais, além de fazerem lives com chat ao vivo e monetizar o conteúdo.

A decisão de Moraes foi expedida diante de “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros” e de “instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”.

Lula diz que “não adianta ameaçar Moraes”

Ao comentar sobre o processo aberto contra Moraes, o presidente Lula, afirmou, neste sábado (22), que não adianta “ameaçar nem perseguir” o ministro. A declaração foi feita durante evento de 45 anos do Partido dos Trabalhadores, no Rio de Janeiro.

“Esses produtores de plataforma pensam que mandam no mundo. Ninguém vai fazer com que a gente mude de rumo nesse país. Não adianta ameaçar pela Justiça, não adianta perseguir o Alexandre de Moraes”, disse Lula.