
Brasil
Anatel notifica 20 mil operadoras e provedores para bloquear aplicativo Rumble
Medida atende determinação do ministro Alexandre de Moraes, que ordenou a suspensão da plataforma no país

Foto: André Luis/Agência Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a notificar as 20 mil empresas de banda larga que operam no Brasil para que cumpram a ordem de bloquear o acesso à plataforma Rumble.
As maiores empresas foram notificadas pessoalmente pelo presidente do órgão Carlos Manuel Baigorri. A medida atende à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o bloqueio da rede social.
A decisão foi tomada depois de a rede social não cumprir ordem do ministro do início do mês para bloquear o perfil de Allan dos Santos e suspender o repasse de valores oriundos de monetização, dos serviços usados para doações, do pagamento de publicidades e da inscrição de apoiadores, e advindos de monetização oriunda de lives.
A ordem foi dada diante de “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros” e de “instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.