
Brasil
“Todas as pessoas têm presunção de inocência”, diz Lula sobre denúncia contra Bolsonaro
Bolsonaro foi denunciado nesta terça-feira (18), pela PGR, junto com mais 33 pessoas por crimes de ataques contra a democracia e plano golpista

Foto: Ricardo Stuckert /PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou pela primeira vez sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em declaração à imprensa nesta quarta-feira (19), Lula afirmou que “todas as pessoas têm direito a presunção de inocência”.
“A decisão de ontem é uma decisão da PGR, ele indiciou as pessoas e eu não vou comentar um processo que está na Justiça. A única coisa que posso dizer que, nesse país, no tempo em que eu governo o Brasil, todas as pessoas têm direito a presunção de inocência”, disse o presidente.
“Se eles provarem que não tentaram dar golpe e se eles provarem que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e o presidente do TSE, eles ficarão livres e poderão transitar pelo Brasil inteiro”, acrescentou Lula.
Conforme a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano batizado de “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo o documento, assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, “o plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do presidente da República [Jair Bolsonaro]”, que aprovou, mesmo diante do reconhecimento, por parte do Ministério da Defesa, da “inexistência de detecção de fraude nas eleições [de 2022]”.
“Ora, se na hora que o juiz for julgar e chegar a conclusão de que eles são culpados, eles terão que pagar pelo erro que cometeram. Então, é apenas um indiciamento. O processo agora vai para a Suprema Corte e eles terão todo o direito de se defender. É isso. Não posso comentar mais nada do que isso”, completou o petista.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.