![Brasil não estimula, nem entrará em guerra comercial sobre aço, diz Padilha](https://api.metro1.com.br/noticias/161308,brasil-nao-estimula-nem-entrara-em-guerra-comercial-sobre-aco-diz-padilha-3.jpg)
Brasil
ANPD notifica Drogasil por uso indevido de dados de consumidores
Investigação apura o tratamento de dados pessoais realizado pelas empresas e apontou a necessidade de medidas corretivas e preventivas
![ANPD notifica Drogasil por uso indevido de dados de consumidores](https://api.metro1.com.br/noticias/161301,anpd-notifica-drogasil-por-uso-indevido-de-dados-de-consumidores-3.jpg)
Foto: Divulgação
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) notificou, na última quarta-feira (5), a rede de farmácias RaiaDrogasil, o programa de fidelidade Stix e a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) por uso indevido de dados de clientes. A investigação, iniciada em 2023, apura o tratamento de dados pessoais realizado pelas empresas e apontou a necessidade de medidas corretivas e preventivas.
Por determinação da autoridade, a RaiaDrogasil e a Febrafar devem tomar medidas preventivas para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, um Processo Administrativo Sancionador (PAS) foi instaurado contra a RaiaDrogasil, com foco no uso de dados sensíveis para a criação de perfis e publicidade direcionada.
A RaiaDrogasil deverá implementar mudanças, como oferecer uma alternativa à biometria para a verificação de identidade dos clientes, facilitar o acesso às informações sobre o armazenamento de dados e fornecer documentos sobre o uso e compartilhamento de dados com a empresa Rd Ads. A empresa informou à CNN que suas práticas estão em conformidade com a LGPD e se colocou à disposição da ANPD para esclarecimentos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.