Domingo, 09 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Barreira de corais entre AL e PE enfrenta ameaça de extinção

Brasil

Barreira de corais entre AL e PE enfrenta ameaça de extinção

Pesquisadores analisaram diversos pontos da unidade de conservação e identificaram mortalidade de cerca de 80% dos corais

Barreira de corais entre AL e PE enfrenta ameaça de extinção

Foto: Reprodução/TV Gazeta

Por: Metro1 no dia 08 de fevereiro de 2025 às 18:00

Uma das maiores barreiras de corais do mundo, localizada entre Alagoas e Pernambuco, enfrenta uma ameaça crescente. A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, com 130 km de extensão, abriga diversas espécies marinhas, mas está em risco devido ao aquecimento das águas, poluição e turismo desordenado. Esses fatores têm causado a morte de até 80% dos corais em áreas rasas, comprometendo o equilíbrio do ecossistema local.

Pesquisadores alertam que a recuperação dos recifes depende de uma redução na temperatura das águas e de ações coordenadas entre o poder público e a população. O biólogo Robson Santos, da Ufal, destacou que a mortalidade registrada na região é a maior já observada, com algumas áreas se tornando verdadeiros “cemitérios” de corais.

A Justiça determinou a proibição de atividades turísticas na Lagoa Azul, em Maragogi, para preservar os corais da região, após uma ação do Ministério Público Federal. A Costa dos Corais, a maior unidade de conservação costeiro-marinha do Brasil, está protegida por decreto federal, e o turismo pode ocorrer, mas de forma regulamentada e com fiscalização para garantir a sustentabilidade do ecossistema.