Brasil
Câmara aprova projeto para proteção de animais afetados por desastres
Ideia é resgatar e acolher animais resgatados em cenários críticos; devido às mudanças, projeto retorna ao Senado para uma nova votação
Foto: Corpo Bombeiros RS
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto de lei que institui uma política de proteção, resgate e manejo de animais afetados por acidentes e desastres, com atribuições ao poder público e a empreendedores responsáveis por animais. Devido às mudanças, projeto retorna ao Senado para nova votação, na forma do texto do relator, o deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ).
Para o relator, deputado Marcelo Queiroz, os impactos dos desastres sobre os animais vão desde a perda de vidas de animais silvestres à perda da fonte de renda e sustento pessoal de famílias. "A perda de um animal de estimação também pode agravar o trauma psicológico causado pela tragédia ambiental", afirmou.
O projeto prevê a aplicação das penas previstas na Lei dos Crimes Ambientais ao empreendedor que descumprir as medidas de proteção. A punição indicada é detenção de três meses a um ano, além de multa para quem pratica atos de abuso ou maus-tratos, fere ou mutila animais.
O deputado Tadeu Veneri (PT-PR) recordou que há uma estimativa de que, em Brumadinho, Minas Gerais, pelo menos 20 mil animais morreram soterrados no rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, em 2019. “A mesma situação, em 2020, no Pantanal, foram 17 milhões de animais mortos [durante as queimadas]”, acrescentou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.