Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo brasileiro adota novas medidas para repatriação de brasileiros dos EUA

Brasil

Governo brasileiro adota novas medidas para repatriação de brasileiros dos EUA

Próximo voo, agendado para esta sexta-feira (7), terá novo trajeto com tempo total de viagem reduzido

Governo brasileiro adota novas medidas para repatriação de brasileiros dos EUA

Foto: Divulgação/FAB

Por: Metro1 no dia 06 de fevereiro de 2025 às 11:52

Atualizado: no dia 06 de fevereiro de 2025 às 12:00

O governo brasileiro adotou novas medidas para repatriação de brasileiros deportados pelos Estados Unidos. Em nota, foi informado que a iniciativa visa a oferecer suporte imediato aos cidadãos que retornam ao país em condições de vulnerabilidade, assegurando dignidade e assistência integral. 

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o próximo voo, agendado para esta sexta-feira (7), terá novo trajeto, o que reduzirá o tempo total de viagem. "O embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Luisiana, uma breve escala técnica em Porto Rico, e a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza, onde chegará na tarde da sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte", explicou em nota. 

Um esquema de recepção será montado em Fortaleza e em Belo Horizonte para receber os repatriados. Nos dois estados foram instalados Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), que conta com atendimento multidisciplinar e tem o objetivo de dar maior agilidade ao serviço migratório. "Nos dois aeroportos, a Polícia Federal fará operação especial para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária", divulgou. 

Reuniões do grupo de trabalho destinado à operação começaram no início desta semana e constam, pelo lado brasileiro, com o GT representantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal. Pelo lado norte-americano, representantes da Embaixada em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, em sua sigla em inglês).