Terça-feira, 04 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula se reunirá novamente nesta terça para discutir maus-tratos aos deportados

Brasil

Lula se reunirá novamente nesta terça para discutir maus-tratos aos deportados

O governo brasileiro estuda como pedir esclarecimentos aos Estados Unidos sobre o tratamento dos deportados

Lula se reunirá novamente nesta terça para discutir maus-tratos aos deportados

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 28 de janeiro de 2025 às 07:40

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retomar as discussões sobre a situação dos brasileiros deportados dos Estados Unidos. Um novo encontro para debater as suspeitas de maus-tratos aos deportados está previsto para esta terça-feira (28) e contará também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O governo brasileiro estuda como pedir esclarecimentos aos Estados Unidos sobre o tratamento dos deportados. Para isso, aguarda os depoimentos dos passageiros recolhidos pela Polícia Federal. O ministro Mauro Vieira relatou ao presidente Lula, durante a reunião de segunda-feira (27), de acordo com a CNN, o que ouviu do delegado Sávio Pinzón, superintendente da PF no Amazonas, e do major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional, sobre o voo com 88 deportados dos EUA para Manaus (AM) no sábado, 25. Desde 2022, a média anual é de 15 voos, e esta é a primeira vez que surgem relatos de maus-tratos.

O governo brasileiro destaca que o uso de algemas durante o voo não é o principal problema, pois a avaliação de risco é responsabilidade dos americanos, conforme o acordo de deportação de 2018. As questões a serem levantadas se referem ao tratamento dado aos deportados, incluindo a escolha de uma aeronave com problemas técnicos e a atuação da equipe do voo. A análise preliminar indica que a tripulação não estava adequadamente treinada. Outro ponto criticado foi a decisão de algemar e acorrentar os deportados ao chegarem em Manaus devido à falha do avião.