Brasil
Uber lança serviço de motos em SP enquanto disputa judicial com 99 e Prefeitura continua
A empresa justificou a limitação geográfica como uma forma de monitorar a demanda e utilização do serviço enquanto atende regiões que mais necessitam de opções acessíveis de transporte
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A Uber lançou nesta quarta-feira (22) seu serviço de transporte por motocicletas, o Uber Moto, na cidade de São Paulo. A novidade chega em um contexto de embate jurídico entre a Prefeitura e a concorrente 99, que também opera um serviço semelhante, o 99Moto.
Segundo comunicado oficial, o Uber Moto estará disponível apenas fora do centro expandido da capital paulista. A empresa justificou a limitação geográfica como uma forma de monitorar a demanda e utilização do serviço enquanto atende regiões que mais necessitam de opções acessíveis de transporte. “Isso permitirá uma análise cuidadosa da sua demanda e utilização, ao passo que atende também quem mais precisa de alternativas acessíveis de mobilidade na capital”, declarou a Uber.
A decisão de lançar o serviço ocorre após um novo capítulo no embate judicial entre a Prefeitura de São Paulo e a 99. Recentemente, uma liminar suspendeu a aplicação de multas de R$ 1 milhão por dia que poderiam ser impostas à 99 por manter o serviço de motos em operação, desafiando um decreto municipal que proíbe esse tipo de transporte na cidade.
A Prefeitura, liderada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), defende que o transporte por motocicletas coloca em risco a segurança de passageiros e condutores, além de não se enquadrar nas regras de mobilidade urbana estabelecidas no município. Enquanto o impasse jurídico persiste, o Uber Moto se junta à 99Moto como mais uma opção de transporte por aplicativo em São Paulo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.