Sábado, 18 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governador de SC diz que cidade 'mais alemã do Brasil' se destaca pela cor das pessoas

Brasil

Governador de SC diz que cidade 'mais alemã do Brasil' se destaca pela cor das pessoas

Pomerode, com 34 mil habitantes tem 80,4% da população branca e 19,4% preta ou parda, segundo o Censo de 2022

Governador de SC diz que cidade 'mais alemã do Brasil' se destaca pela cor das pessoas

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 18 de janeiro de 2025 às 13:30

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou em entrevista na abertura da 40ª Festa Pomerana, na quinta-feira (16), que a cidade de Pomerode “se destaca pela cor da pele das pessoas”. Pomerode, com 34 mil habitantes, é conhecida como a “cidade mais alemã do Brasil” devido à colonização e tem, segundo o Censo de 2022, 80,4% da população branca e 19,4% preta ou parda. A declaração gerou ampla repercussão após ser divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) do estado.

O vereador Leonel Camasão (PSOL), de Florianópolis, denunciou o caso e afirmou que a fala é “racista e supremacista”. Outros políticos, como o presidente do PT em Santa Catarina, Décio Lima, também se manifestaram contrários à declaração. Denúncias foram enviadas ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) , ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério dos Direitos Humanos. O Ministério Público estadual confirmou o recebimento de representações e informou que está analisando o caso.

Após a repercussão, Jorginho Mello usou uma rede social para acusar o vereador Leonel de distorcer o conteúdo da entrevista e afirmou que tomará medidas judiciais. Durante a fala que gerou as críticas, o governador mencionou que Pomerode se destacava “pela beleza turística, pelas casas em enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura e pelo que representa para todos”.