Brasil
Governador de SC diz que cidade 'mais alemã do Brasil' se destaca pela cor das pessoas
Pomerode, com 34 mil habitantes tem 80,4% da população branca e 19,4% preta ou parda, segundo o Censo de 2022
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou em entrevista na abertura da 40ª Festa Pomerana, na quinta-feira (16), que a cidade de Pomerode “se destaca pela cor da pele das pessoas”. Pomerode, com 34 mil habitantes, é conhecida como a “cidade mais alemã do Brasil” devido à colonização e tem, segundo o Censo de 2022, 80,4% da população branca e 19,4% preta ou parda. A declaração gerou ampla repercussão após ser divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) do estado.
O vereador Leonel Camasão (PSOL), de Florianópolis, denunciou o caso e afirmou que a fala é “racista e supremacista”. Outros políticos, como o presidente do PT em Santa Catarina, Décio Lima, também se manifestaram contrários à declaração. Denúncias foram enviadas ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) , ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério dos Direitos Humanos. O Ministério Público estadual confirmou o recebimento de representações e informou que está analisando o caso.
Após a repercussão, Jorginho Mello usou uma rede social para acusar o vereador Leonel de distorcer o conteúdo da entrevista e afirmou que tomará medidas judiciais. Durante a fala que gerou as críticas, o governador mencionou que Pomerode se destacava “pela beleza turística, pelas casas em enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura e pelo que representa para todos”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.