Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula diz que cessar-fogo na Faixa de Gaza traz esperança

Brasil

Lula diz que cessar-fogo na Faixa de Gaza traz esperança

O anúncio de cessar-fogo na Faixa de Gaza, feito pelos governos do Catar, Egito e Estados Unidos, foi recebido "com grande satisfação" pelo governo brasileiro

Lula diz que cessar-fogo na Faixa de Gaza traz esperança

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 16 de janeiro de 2025 às 10:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o cessar-fogo na Faixa de Gaza, anunciado nesta quarta-feira (15), traz esperança para a solução do conflito.

“Após tanto tempo de sofrimento e destruição, a notícia de que um cessar-fogo em Gaza foi finalmente negociado traz esperança. Que a interrupção dos conflitos e a libertação dos reféns ajudem a construir uma solução duradoura que traga paz e estabilidade a todo Oriente Médio”, disse Lula.

O anúncio de cessar-fogo na Faixa de Gaza, feito pelos governos do Catar, Egito e Estados Unidos, foi recebido "com grande satisfação" pelo governo brasileiro.
“Se confirmado oficialmente pelas partes envolvidas, o acordo interrompe o conflito que, em 15 meses, vitimou fatalmente mais de 46 mil palestinos, com grande proporção de mulheres e crianças, e mais de 1.200 israelenses, além de mais de 160 jornalistas e 265 funcionários das Nações Unidas”, disse o Itamaraty em nota divulgada nesta quarta-feira.

O Ministério das Relações Exteriores destacou no comunicado que o conflito resultou no deslocamento forçado de centenas de milhares de pessoas e na destruição da infraestrutura no território palestino, como hospitais e escolas, causando impactos indiretos às gerações presentes e futuras.

“O Brasil exorta as partes envolvidas a respeitarem os termos do acordo e a garantirem a cessação permanente das hostilidades, a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária a Gaza, assim como a assegurarem as condições necessárias para o início do urgente processo de reconstrução de sua infraestrutura civil”, prosseguiu.